Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21575
Título: A naturalização da culpabilidade do menor infrator: inobservâncias institucionais quanto ao dever de proteção integral ao adolescente a partir de um estudo de caso
Autor(es): Duarte, Larissa Germana Leal
Palavras-chave: Violência de direitos
Princípio da Proteção Integral
Menor infrator
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: A violência representa um dos maiores problemas sociais do século XXI, podendo ser definida como toda forma de exercício do poder sobre outra pessoa, um grupo ou contra si mesmo, seja de maneira física, psíquica ou sexual, causando-se danos. Ademais, ocorre a violência negligencial quando um indivíduo encontra-se sob a responsabilidade de outro ou de instituições que agem de maneira omissiva, evento que pode suscitar a violação de direitos e prerrogativas fundamentais. Assim sendo, observa-se que, no Brasil, cujo ordenamento jurídico é pautado nos princípios da Dignidade da Pessoa Humana e da Proteção Integral do Menor, o jovem infrator é, com certa frequência, tratado de forma violenta por aqueles que deveriam zelar pela sua incolumidade física e mental, fato esse que acaba por maximizar a sua condição especial, tornando-o então uma vítima vulnerável. Destarte, o presente trabalho explicita o histórico da legislação nacional e internacional referente ao direito da criança e do adolescente, bem como quanto aos deveres das instituições encarregadas pelo seu cumprimento, exibindo a violação ao sistema protetivo estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, com fulcro nas diretrizes fixadas pela Constituição Federal de 1988. De maneira que, para demonstrarmos concretamente tal situação, tomamos como exemplo o estudo de um caso emblemático em que uma jovem menina foi negligenciada, torturada e, por fim, abusada sexualmente, graças à ação e omissão de agentes públicos, ao ser trancafiada e mantida presa, pela Autoridade Judiciária, por 26 dias em uma cela com mais de vinte homens na cidade de Abaetetuba-PA.
Descrição: DUARTE, Larissa Germana Leal. A naturalização da culpabilidade do menor infrator: inobservâncias institucionais quanto ao dever de proteção integral ao adolescente a partir de um estudo de caso. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21575
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Germana Leal Duarte.pdf9.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.