Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21578
Título: Acessibilidade na educação: uma análise da inclusão à luz da lei 13.146/15
Autor(es): Araújo, Larissa Figueredo Machado de
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Necessidades humanas
Acessibilidade
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: Indivíduos com deficiência física enfrentam constantemente limitações em sua vida diária. O direito fundamental à acessibilidade tem promovido discussões recentemente, ocasionadas por uma série de inovações jurídicas implementadas no ordenamento jurídico brasileiro. O presente artigo tem como objetivo realizar um breve estudo sobre o direito fundamental à acessibilidade e abordar a importância da educação da sociedade para que haja a efetiva integração da pessoa com deficiência na sociedade. Assim, questiona-se a importância da acessibilidade física e funcional no espaço escolar por meio do Estatuto da Pessoa com Deficiência, da Lei 13.146/15. Ao realizar este estudo, parte-se da hipótese de que diante do processo de reestruturação física, a efetivação do referido Estatuto não dar-se em um período de curto prazo. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, abordando a evolução dos Diretos Fundamentais no que tange ao processo de acessibilidade. O resultado enfatiza a importância do processo de inclusão das pessoas com deficiência, o qual depende de ampla concretização principalmente no plano dos fatos, em reconhecimento e respeito às diferenças e a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana.
Descrição: ARAÚJO, Larissa Figueredo Machado de. Acessibilidade na educação: uma análise da inclusão à luz da lei 13.146/15. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21578
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Figueredo Machado de Araújo.pdf10.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.