Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21580
Título: Constitucionalidade da tributação do streaming por ISSQN
Autor(es): Melo, José Guilherme Amorim de
Palavras-chave: Streaming
Capacidade tributária ativa
Competência tributária
ISSQN
Locação de bens móveis
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: Este trabalho aborda a controvérsia acerca da tributação do streaming. Especificamente, o cabimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza diante das disposições constitucionais relativas à competência tributária e limites constitucionais ao poder de tributar. Inicia-se com uma breve introdução acerca da necessidade e legitimidade da tributação enquanto pressuposto do Estado de Direito, partindo-se para a delimitação da categoria tributária dos impostos como apta à tributação de bases do gênero do streaming. A controvérsia entre o cabimento da tributação pelo ISSQN ou ICMS é exposta, bem como decisões dos tribunais superiores relevantes ao tema, capazes de caracterizar, no mínimo, a inconstitucionalidade da reforma. Toma-se por base o entendimento de que não é cabível a tributação por ISSQN para locação de bens móveis.
Descrição: MELO, José Guilherme Amorim de. Constitucionalidade da tributação do streaming por ISSQN. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21580
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Guilherme Amorim de Melo.pdf6.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.