Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21586
Título: Compliance: uma análise sobre programas de integridade
Autor(es): Caitano, João Batista
Palavras-chave: Política de compliance
Direito empresarial
Programas de integridade
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: O termo Compliance é advindo da língua inglesa, “to comply” significa “agir em conformidade com as normas, questiona-se em que consiste o programa de compliance, como surgiu, como funciona e como o ordenamento brasileiro tem tratado o tema. Admite-se a hipótese que compliance, visto como programa de integridade, é uma ferramenta de proteção, tanto da empresa quanto da sociedade como um todo, atuando como fomentadora da transparência das relações nos âmbitos público e privado, esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral analisar aspectos práticos da implantação de programas de compliance para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, abordando a função de compliance e a legislação vigente sobre o tema. No mesmo sentido, utilizamos uma abordagem eminentemente qualitativa, utilizando-se, para a concretização do presente artigo, em suma, do método hipotético-dedutivo, assim como, ainda dos métodos auxiliares histórico e comparativo. Sabendo que o combate a corrupção tem tomado proporções cada vez maiores, a utilização de programas de integridade passa a ter relevo cada vez mais acentuado, deste estudo resultou a conclusão que a utilização de sistemas de compliance estão, cada vez mais, tornando-se indispensáveis, gerando valor para a empresa que o implanta e atuando como uma forte ferramenta de combate a corrupção.
Descrição: CAITANO, João Batista. Compliance: uma análise sobre programas de integridade. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21586
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Caitano.pdf5.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.