Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21603
Título: Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda
Autor(es): Targino, Alícia de Oliveira
Palavras-chave: Intérprete de Libras
Libras
Interação escolar
Participação familiar
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é essencial para o desenvolvimento do surdo enquanto sujeito inserido no espaço escolar e no meio social, nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a LIBRAS e a relação família - escola como ferramentas fundamentais no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se, pois de um estudo qualitativo, onde a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada respondidas por uma intérprete de Libras atuante na escola, e pela mãe de uma aluna surda, matriculada e frequente na mesma instituição. O estudo foi produzido através da análise de discursos feita a partir das respostas das entrevistas. Autores como Quadros (1997); Honora & Frizanco (2009); Lacerda (2011) e Strobel (2008) trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento desta pesquisa. Através dos discursos foi possível compreender a grande importância da LIBRAS como língua materna dos surdos, promovendo interação e socialização entre surdos e ouvintes, fora destacado também a relevância da interação família e escola, levando em consideração que essa interação contribui de forma simultânea no desenvolvimento escolar e social do surdo. Conclui-se que a LIBRAS e a interação família e escola contribuem de forma satisfatória para o desenvolvimento escolar e social da pessoa surda, de forma que a LIBRAS é uma língua natural que é capaz de promover essa interação com o meio social, possibilitando criar um canal de comunicação entre surdos e ouvintes.
Descrição: TARGINO, A. de O. Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21603
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alícia de Oliveira Targino.pdfPDF - Alícia de Oliveira Targino821.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.