Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Título: La utilización del género cómic como estrategia para las competencias lectora y escrita en la enseñanza fundamental de E/LE
Autor(es): Silva, Rosângela Cândido da
Palavras-chave: Lectora/Escrita
Género Textual
Tiras Cómics
Intertextualidade
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: Diante da necessidade de atrair a atenção dos alunos e até mesmo o interesse pela disciplina de língua espanhola, os professores que recorrem a outros recursos didáticos, vão além de escolher um bom livro com textos e atividades bem elaboradas. São muitas as variedades de textos e de gêneros textuais que podem ser trabalhados em sala de aula que dinamizam didaticamente outras propostas pedagógicas. Desta maneira, tendo como referência os gibis do escritor Mauricio de Sousa, publicados na versão espanhola “Turma da Mônica”, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do gênero discursivo gibi dentro de uma perspectiva Bakthiniana no que se refere à intertextualidade, polifonia y dialogismo. Além de mostrar a importância deste gênero textual diante da prática (leitura/escrita) nas classes de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no ensino de nível fundamental, tendo como base teórica também os PCNs de língua estrangeira quando tratam sobre a importância do uso de diversos gêneros nas salas de aulas. Os gibis são considerados una narrativa do discurso direto que proporciona as habilidades de expressão e compreensão. Um bom recurso didático para a iniciativa textual na aprendizagem de uma língua estrangeira até chegar aos textos mais complexos. Ferramenta didática indispensável para dinamizar as aulas de E/LE.
Descrição: Silva, R. C. da. La utilización del género cómic como estrategia para las competencias lectora y escrita en la enseñanza fundamental de E/LE. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2161
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosângela Cândido da Silva.pdfRosângela Cândido da Silva9.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.