Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21638
Título: Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar
Autor(es): Marinho, Joselita da Silva
Palavras-chave: Educação
Família e escola
Relação professor e aluno
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho acadêmico no formato de relato tem por objetivo refletir, sobre à participação da família no cotidiano escolar, enquanto parceria necessária e experiência que pode fazer a diferença na formação educacional e resultado da escolarização da criança e do adolescente, no ambiente escolar. A experiência foi vivenciada, durante o estágio obrigatório de gestão educacional, do curso de licenciatura em Pedagogia do sistema PARFOR/MEC/CNPQ da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, em uma escola pública da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Buscou-se uma metodologia de cunho bibliográfico e qualitativa para a compreensão dos dados advindos da aplicação do projeto colaborativo, por meio de uma reunião com as famílias dos alunos e das alunas da escola, campo de estágio, que contou com um total de 3 pais e de 29 mães, a gestora escolar, a secretária da instituição, e as estagiárias do curso de pedagogia. Para tanto, utilizamos como abordagem teórico-metodológica os estudos de BRANDÃO (1934), BRASIL (1996), CARVALHO (2006), FERREIRA (1998), FREIRE (1997), GADOTTI (1997), GIL (1999), HEIDRICH (2009), HOFFMANN (2000), LIBÂNEO (2000), RAMAL (2002), entre outros. Conclui-se este estudo a partir das seguintes reflexões encontradas, de que: a relação escola/família é fundamental para o desenvolvimento da criança; a gestão participativa cria mecanismos de participação, democráticos em favor do respeito, justiça e liberdade; os métodos e os processos de ensino aprendizagem são fundamentais, no relacionamento entre professor e aluno quando é realizado, por meios da ação educativa e democrática; a interação com as famílias atinge todo o alunado e quando as famílias participam do cotidiano escolar de seus filhos, os resultados de aprendizado são positivos; observou-se que a maioria das famílias do nosso Brasil, ainda não assumiu a cultura de cobrar da escola pública qualidade, por isso não se interessa de participar da vida escolar de seus filhos; cabe aos segmentos da escola, enquanto agente de transformação tentar e procurar meios que traga a participação da família, no contexto escolar.
Descrição: MARINHO, Joselita da Silva. Família e escola - parceria que faz a diferença no contexto escolar. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21638
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselita da Silva Marinho.pdfPDF - Joselita da Silva Marinho548.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.