Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21639
Título: Literatura e música na Educação Infantil - uma relação intrínseca
Autor(es): Silva, Marta Fontes da
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura
Música
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: Este trabalho surge a partir do estágio supervisionado em Educação Infantil (EI), que é exigido pelo currículo do curso de Pedagogia-PARFOR/MEC/CNPQ, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tem por objetivo estudar a relação existente entre a literatura e a música, como uma forma de compreender qual é a sua importância para o processo de aprendizagem de crianças, consideradas pequenas, matriculadas na Educação Infantil da escola pública. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de referências teóricas, já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos como livros, artigos sobre o tema a estudar. Assim, para identificarmos se a relação entre o texto da literatura, a música, a aprendizagem e o uso da linguagem através do falar, ouvir, ler e escrever facilitam o processo de construção dos sentidos, tomamos como subsídios teóricos noções básicas a partir dos estudos de Brito (2003); Coelho (1985); Cunha (1990); Faria (2007); Ferri (2008); Fonseca (2015); Marafigo (2012); Mendes (2015); Oliveira (2003); Parreiras 2012); Schueler (2008), Zilberman (1987), entre outros estudiosos do assunto. Constatamos que a música faz parte da história do ser humano, desde o período pré-histórico e como evoluiu ao logo dos séculos e tem muita importância para o desenvolvimento da criança e do ser humano de forma geral e global de aprendizagem; a literatura e a música carregam em si uma intimidade profunda, já que, ambas as artes tem o som como material básico mesmo que de diferente qualidade acústica, usam os blocos sonoros em movimentos e a linguagem verbal, gerada pelo enlace do som com a dimensão temporal. Além disso, verificamos que a relação literatura/música é essencial para se adquirir uma visão real e crítica dos fatos que acontecem e interfere na perspectiva didático- pedagógica de sala de aula e abrange a escrita e o uso da atividade oral, presente na literatura popular.
Descrição: SILVA, Marta Fontes da. Literatura e música na Educação Infantil - uma relação intrínseca. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21639
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Fontes da Silva.pdfPDF - Marta Fontes da Silva891.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.