Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21649
Título: Considerações acerca da transversalidade no ensino de língua portuguesa
Autor(es): Ferreira, Regiane Silva
Palavras-chave: Língua materna
Transversalidade
Ensino produtivo
Data do documento: 13-Fev-2020
Resumo: Esse artigo visa compreender melhor o que é a transversalidade bem como a importância de sua aplicação no ensino juntamente com a disciplina curricular de língua portuguesa, Doravante LP. Baseada na perspectiva sociointeracionista de ensino, busca atrelar o ensino da disciplina curricular com a transversalidade no intuito de colaborar para um ensino aprendizagem no âmbito escolar de modo que atente para estudos de relevância na busca de melhoria de vida, acerca da realidade dos alunos. Diante dessa necessidade a pesquisa indaga: quais os aspectos essenciais da aplicação da transversalidade no ensino de língua portuguesa? Assim, este trabalho tem como objetivo principal fazer com que o ensino deixe de ser voltado apenas a disciplina curricular e se volte para um ensino contextualizado e produtivo com base na linguagem através de textos orais e escritos. Dessa forma a pesquisa incide em uma pesquisa bibliográfica com base nos teóricos Antunes (2003), Travaglia (2009), entre outros. Esses estudos voltados para esses temas têm como resultados uma reflexão no que tange um ensino transversal na perspectiva sócio interacionista de modo que contribua para uma formação ética dos alunos acerca de sua realidade vivida.
Descrição: FERREIRA, R. S. Considerações acerca da transversalidade no ensino de língua portuguesa. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21649
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regiane Silva Ferreira.pdf442.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.