Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21653
Título: O simbolismo da linguagem na obra de Lygia Bojunga Nunes: Leitura de A bolsa amarela
Autor(es): Oliveira, Ana Beatriz Batista de
Palavras-chave: Narrativa Infantil
Lygia Bojunga Nunes
Linguagem
Simbolismo
Data do documento: 17-Fev-2020
Resumo: Na narrativa A bolsa Amarela (2009), de Lygia Bojunga Nunes, temos a história de uma menina que revela as suas vontades. Uma vez que estas não podem ser apresentadas ao seu mundo real, por isso, ao ganhar uma bolsa de uma das tias (tia Brunilda), a menina resolve “guardar” suas vontades nessa bolsa, de cor amarela, conforme demonstra o título da obra. A narrativa, portanto, é permeada pela fantasia, que se evidencia principalmente através dos amigos imaginários da menina, e, dentre outros aspectos da configuração metafórica que essa bolsa assume na história, marcada, portanto, por uma linguagem profundamente simbólica. O encantamento por este aspecto da obra de Lygia Bojunga Nunes favoreceu e motivou a escolha dessa narrativa para a realização desta pesquisa. Objetivamos, desse modo, analisar A bolsa Amarela, procurando observar de que maneira o simbolismo é retratado na obra, centralizando a atenção em basicamente, dois elementos que a estruturam, seu enredo e seus personagens, e buscando identificar os recursos de linguagens utilizados pela autora na construção dos personagens, identificando assim as marcas do simbolismo na narrativa. Do ponto de vista metodológico, podemos caracterizar o trabalho como de base bibliográfica, que busca apoio teórico em estudos sobre a história da Literatura Infantil Cunha (1986), biografia e obra de Lygia Bojunga Nunes Cristófano (2009), dentre outras fontes. A análise demonstra que os amigos imaginários de Raquel colaboram para o amadurecimento da sua identidade e põe em destaque a importância do imaginário no comportamento infantil, além de revelarem o ludismo que marca a obra da autora.
Descrição: OLIVEIRA, A. B. B. de. O simbolismo da linguagem na obra de Lygia Bojunga Nunes: Leitura de A bolsa amarela. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21653
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Beatriz Batista de Oliveira.pdf579.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.