Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21675
Título: Prevalência do negociado sobre o legislado na lei 13.467/17: possibilidade de lesividade aos direitos do trabalhador
Autor(es): Silva, Josivaldo Genuíno da
Palavras-chave: Negociado sobre legislado
Acordo coletivo de trabalho
Convenção coletiva de trabalho
Direitos do trabalhador
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O presente artigo trata das alterações acontecidas na legislação trabalhista no que diz respeito às negociações coletivas, em especial a possibilidade de flexibilização de direitos já consolidados advindas da efetivação da predominância do Negociado Sobre o Legislado. Busca-se analisar às convenções coletivas e o acordo coletivo de trabalho, bem como a prevalência do segundo para com o primeiro, analisando se essa primazia está de acordo com os direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal e essa prevalência do negociado sobre o legislado se encontra em consonância com os princípios basilares do Direito do Trabalho, principalmente com o princípio da norma mais favorável, considerado por muitos doutrinadores como sendo um dos principais princípios. Discorre-se acerca dos artigos 611-A, 611-B e 620 da CLT introduzidos pela Lei 13.467/17, buscando demonstrar que a nova forma implementada para às negociações coletivas pode acarretar inúmeros prejuízos aos trabalhadores se os novos artigos introduzidos forem interpretados de maneira literal. O artigo se pautou pela metodologia de caráter dedutivo, acompanhada da utilização de pesquisa bibliográfica com a finalidade de obter mais familiaridade com o tema escolhido e assim entender o caminho que levou ao problema proposto no texto.
Descrição: SILVA, J. G. da. Prevalência do negociado sobre o legislado na lei 13.467/17: possibilidade de lesividade aos direitos do trabalhador. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21675
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivaldo Genuíno da Silva.pdfPDF - Josivaldo Genuíno da Silva486.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.