Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21680
Título: Atuação da defensoria pública da união em prol da população em situação de rua à luz da Portaria nº 666/2017: uma análise da assistência jurídica desenvolvida no Brasil
Autor(es): Santos, Kenedy Vieira dos
Palavras-chave: Defensoria Pública
Pessoas em situação de rua
Direitos Humanos
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: Num momento em que se aborda a questão dos Direitos Humanos, as pessoas em situação de rua estão sob o prisma daquelas que se encontram invisíveis para uma sociedade que marginaliza, estigmatiza e os desconsideram da condição de cidadãos, impossibilitando assim os direitos de acesso à moradia, alimentação, saúde e trabalho. Nesse aspecto, para que o Direito possa avocar seu elementar ofício de reformador da realidade social, é preciso remeter à noção de que somente se concretiza garantias a partir da definição de institutos e procedimentos que sustentem e reduzam as dificuldades do devido acesso à justiça. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo analisar o atendimento específico da Defensoria Pública da União, como instituição pública que tem a função precípua de defender os direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, das pessoas necessitadas, em face da Portaria DPGU nº 666 de 31 de maio de 2017, que determina atendimento jurídico prioritário à população em situação de rua, explorando os aspectos legais e sociais do tratamento direcionado como efetivador da proteção especial do Estado. Na demonstração concreta de tal atuação institucional, utiliza-se a investigação documental, a partir da análise de documentos conservados pela Defensoria Pública, entre eles registros, ofícios, comunicações e outros meios de publicações eletrônicas, os quais permitem constatar que, embora o cumprimento da Portaria DPGU nº 666/2017 ainda não tenha atingido patamar igualitário desejado para o país, a Defensoria Pública da União tem realizado um trabalho positivo na redução de violação de direitos.
Descrição: SANTOS, Kenedy Vieira dos. Atuação da defensoria pública da união em prol da população em situação de rua à luz da Portaria nº 666/2017: uma análise da assistência jurídica desenvolvida no Brasil. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21680
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kenedy Vieira dos Santos.pdf8.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.