Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21682
Título: Programa de Proteção à Testemunha em relação aos direitos fundamentais: uma análise da importância, do alcance e da eficácia da lei na atualidade
Autor(es): Silva, Sáskia Juliana de Cantalice
Palavras-chave: Proteção à testemunha
Direitos Humanos
Lei 9.807/1999
Testemunhas ameaçadas
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: A lei de proteção à vítima e testemunha, que instituiu o Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) é datada de meados de 1999, porém, até sua instituição, passou o Brasil por um processo de “oferta e demanda” que por inúmeros motivos, muitos deles ligados aos Direitos e Garantias Fundamentais e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além do crescimento do crime organizado, clamava por a instituição da proteção destes entes, colaboradores da justiça, órfãos da legislação temporal. Contudo, em razão da redução do atendimento, o Programa Federal, inspirado no modelo estadunidense que inspirou filmes ‘holliwodianos’’, vem enfrentando problemas viscerais para manter-se em funcionamento, atendendo hoje número ínfimo de participantes, seja pela dificuldade do contato das vítimas e testemunhas com os órgãos reguladores, seja pela falta de confiança que os ameaçados depositam nestes para se tonarem depoentes no processo. Esta realidade causa, consideradas as circunstâncias, imensa inquietação jurídica. O PROVITA é, em rasos termos, um programa garantidor da instrução criminal, e faz enorme diferença na vida das pessoas que dele precisam, muitas vezes afiançando a estas a manutenção de sua integridade/segurança psicológica, familiar e, principalmente, física.
Descrição: SILVA, Sáskia Juliana de Cantalice. Programa de Proteção à Testemunha em relação aos direitos fundamentais: uma análise da importância, do alcance e da eficácia da lei na atualidade. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21682
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sáskia Juliana de Cantalice Silva.pdf14.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.