Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21694
Título: A prática de trabalho análogo ao de escravo no setor da construção civil em Campina Grande
Autor(es): Silva, Amanda Lima da
Palavras-chave: Trabalho análogo ao de escravo
Construção civil
Condições de Trabalho
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: Tendo em vista que a construção civil é uma atividade urbana vulnerável ao trabalho análogo ao de escravo, dado que é um dos setores mais importantes para economia brasileira responsável por empregar uma grande fração de trabalhadores, pesquisa-se sobre a prática de trabalho análogo ao de escravo no âmbito da construção civil na cidade de Campina Grande em 2017, a fim de identificar as situações de trabalho escravo na cadeia produtiva da construção civil. Para tanto, é necessário conceituar trabalho escravo contemporâneo, descrever as condições análogas à de escravo no direito brasileiro e analisar as decisões prolatadas pela Justiça do Trabalho da referida cidade que condenaram empresas de construção civil a pagar indenização por condições análogas à de escravo. Realiza-se, então, uma pesquisa hipotético-dedutiva, descritiva, de caráter bibliográfico e documental. Diante disso, verifica-se que o modo de execução praticado com maior incidência no setor da construção civil na cidade de Campina Grande em 2017 foi o trabalho em condições degradantes, o que impõe a constatação de que, apesar dos inegáveis avanços civilizatórios alcançados ao longo dos últimos séculos no âmbito das relações de trabalho, inúmeros trabalhadores continuam sendo submetidos a condições análogas à de escravo, tendo os seus direitos básicos tolhidos.
Descrição: ILVA, Amanda Lima da. A prática de trabalho análogo ao de escravo no setor da construção civil em Campina Grande. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21694
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Lima da Silva.pdf9.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.