Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21734
Título: O tema da viagem na literatura de cordel: leitura de Uma viagem ao céu, Viagem a São Saruê e Uma viagem à lua
Autor(es): Resende, Jaiana Cristina Gomes de
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Viagem
Imaginário
Data do documento: 18-Fev-2020
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo principal analisar os cordéis Uma viagem ao céu, de Leandro Gomes de Barros, Viagem a São Saruê, de Manoel Camilo dos Santos e Uma viagem à lua, de Antonio da Mulatinha, procurando verificar de que maneira o tema da viagem é retratado nesses folhetos. Para tanto, buscaremos observar o sentido que a viagem assume nos cordéis, sem deixar de abordar outros elementos que estruturam as narrativas, a exemplo do desenvolvimento do enredo e caracterização de seus personagens centrais. Sabemos que a literatura popular ou literatura de cordel é uma produção que se traduz através do poema popular escrito, o qual se constrói a partir de versos, som, rima, humor e fantasias, fazendo, algumas vezes, uma denúncia social. Sendo assim, procuramos levantar estudos que informassem a origem, as variedades e a sua ilustração, o que nos permitiu caracterizar nossa pesquisa como de base bibliográfica, que busca apoio nos estudos de Marinho e Pinheiro (2012), Luyten (1992), Carvalho (2002), dentre outros. A análise dos cordéis demonstra que a viagem assume basicamente dois sentidos: um geográfico e outro imaginário.
Descrição: RESENDE, J. C. G. de. O tema da viagem na literatura de cordel: leitura de Uma viagem ao céu, Viagem a São Saruê e Uma viagem à lua. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21734
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaiana Cristina Gomes de Resende.pdf504.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.