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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Maraisa Gomes Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:06:05Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21748 | - |
dc.description | ALMEIDA, Maraisa Gomes Araújo. Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O interesse em investigar essa temática surgiu durante nossas práticas como professoras de Educação Infantil e durante as pesquisas realizadas no curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba. As inquietações com a realidade educacional giravam em torno da forma como professores concebem o corpo, além da existência de práticas que supervalorizam o cognitivo em detrimento do corpo , o que nos motivou a investigar como professores da Educação Infantil compreendem a corporeidade. Esta pesquisa de natureza qualitativa foi realizada numa Creche Municipal de Fagundes-PB, tendo como instrumento de coleta de dados a observação livre e a entrevista semiestruturada. Os estudos teóricos fundamentaram a análise dos dados obtidos o que foi possível perceber que os professores respondentes apresentam dificuldade a se expressarem a respeito do conhecimento teórico sobre o tema corporeidade, embora possuam uma compreensão prática e, assim, promovem práticas pedagógicas que oportuniza o aluno vivenciar seu corpo. Os professores reconhecem a necessidade de pensar o sujeito de forma integral, uma visão de corpo-sujeito, o que vislumbra uma superação da concepção cartesiana na busca de práticas que valorize ações interdisciplinares com um ensino mais contextualizado. Por fim, os professores desta pesquisa dizem que a aprendizagem é um processo corporal imprescindível à criança, principalmente da Educação Infantil para que explore, perceba, sinta e conheça seu corpo para que ela possa se desenvolver melhor, bem como interagir com seu meio, promover sua sociabilidade, resolver problemas e aprender de forma significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Francisca Luseni Machado Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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