Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21748
Título: | Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil |
Autor(es): | Almeida, Maraisa Gomes Araújo |
Palavras-chave: | Educação infantil Práticas pedagógicas Aprendizagem |
Data do documento: | 18-Nov-2017 |
Resumo: | O interesse em investigar essa temática surgiu durante nossas práticas como professoras de Educação Infantil e durante as pesquisas realizadas no curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba. As inquietações com a realidade educacional giravam em torno da forma como professores concebem o corpo, além da existência de práticas que supervalorizam o cognitivo em detrimento do corpo , o que nos motivou a investigar como professores da Educação Infantil compreendem a corporeidade. Esta pesquisa de natureza qualitativa foi realizada numa Creche Municipal de Fagundes-PB, tendo como instrumento de coleta de dados a observação livre e a entrevista semiestruturada. Os estudos teóricos fundamentaram a análise dos dados obtidos o que foi possível perceber que os professores respondentes apresentam dificuldade a se expressarem a respeito do conhecimento teórico sobre o tema corporeidade, embora possuam uma compreensão prática e, assim, promovem práticas pedagógicas que oportuniza o aluno vivenciar seu corpo. Os professores reconhecem a necessidade de pensar o sujeito de forma integral, uma visão de corpo-sujeito, o que vislumbra uma superação da concepção cartesiana na busca de práticas que valorize ações interdisciplinares com um ensino mais contextualizado. Por fim, os professores desta pesquisa dizem que a aprendizagem é um processo corporal imprescindível à criança, principalmente da Educação Infantil para que explore, perceba, sinta e conheça seu corpo para que ela possa se desenvolver melhor, bem como interagir com seu meio, promover sua sociabilidade, resolver problemas e aprender de forma significativa. |
Descrição: | ALMEIDA, Maraisa Gomes Araújo. Corporeidade e infância: concepções de professores da educação infantil. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21748 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maraisa Gomes Araújo Almeida.pdf | PDF - Maraisa Gomes Araújo Almeida | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.