Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21782
Título: A construção de ecossistema comunicativo de aprendizagens no ensino superior com o Whatsapp
Autor(es): Xavier, Manassés Morais
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Educação
Whatsapp
Multiletramentos
Data do documento: 21-Fev-2019
Resumo: O WhatsApp incorporou-se às práticas comunicativas contemporâneas. Partindo dessa incorporação, a presente pesquisa surge da seguinte questão-problema: Qual o impacto do WhatsApp, enquanto um ecossistema comunicativo de aprendizagens, à formação de universitários no estudo da Língua Portuguesa para Fins Específicos, acadêmicos e profissionais? No sentido de responder a questão levantada, elegeu- se como objetivo geral da pesquisa: analisar as interações estabelecidas em um grupo de WhatsApp criado com a finalidade de construir um ecossistema comunicativo para além da sala de aula. E específicos - a) investigar os efeitos de aprendizagens das atividades desenvolvidas com o WhatsApp em uma turma de Prática de Produção Textual em contexto de Ensino Superior; e b) descrever os desafios da intervenção didática à formação do professor-pesquisador. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação ocorrida no período de abril a agosto de 2018, com 34 encontros presenciais vivenciados em uma turma do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Todavia, o recorte de dados da pesquisa se constitui das trocas de mensagens realizadas entre professor e alunos e alunos e alunos circuladas em um grupo de WhatsApp. No que concerne ao embasamento teórico, o trabalho recebeu contribuições de Soares (2014), Marcuschi (2001), Rojo (2012), Castells (2016), Fava (2014), Gabriel (2013), Veen e Vrakking (2009) e Moran (2000) Andrade (2016), Prado (2017), Bakhtin (2016), Recuero (2016; 2006), Barcellos (2015), dentre outros. Sobre os resultados, os dados revelam que o Grupo de WhatsApp UFCG, ADM- Português ofereceu à formação dos universitários oportunidades de: socializarem reflexões sobre as concepções de leitura, de escrita e de gêneros acadêmicos e profissionais; confrontarem experiências com as produções de gêneros acadêmicos; receberem orientações do professor a respeito dos conteúdos ministrados e se apropriarem de tais orientações a partir de eventos de letramentos que construíram e (re)construíram sentidos sobre o conteúdo da disciplina, envolvendo, nessas condições, a formulação de práticas de letramento. Os alunos ainda avaliaram as mídias podcast e videoaulas produzidas pelos colegas a respeito dos gêneros profissionais e puderam, também, se utilizar do WhatsApp como um acervo de pesquisa para o estudo concernente ao andamento da disciplina Prática de Produção Textual. Ao professor-pesquisador, o grupo proporcionou evidenciar que as atividades provocaram um deslocamento de ações pedagógicas que indicaram novas formas de se ensinar e de se estimular aprendizagens a partir do ecossistema comunicativo que os recursos operacionais do WhatsApp disponibilizam.
Descrição: XAVIER, Manassés Morais. A construção de ecossistema comunicativo de aprendizagens no ensino superior com o Whatsapp. 2019. 132f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21782
Aparece nas coleções:EAD - Especialização em Tecnologias Digitais na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manassés Morais Xavier.pdfPDF - Manassés Morais Xavier5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.