Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21788
Título: O papel do estado na prevenção e coibição da alienação parental
Autor(es): Dias, Olga da Gama
Palavras-chave: Alienação parental
Guarda
Direito civil
Estado
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: As novas configurações de família e o aspecto igualitário e humanista trazido pela Carta Democrática tornou evidente a perspectiva da equanimidade dentro das relações interpessoais, bem como no Código Civil de 2002. Neste seguimento, o presente estudo relaciona a Lei nº 12.318/2010, Lei da Alienação Parental, frente o papel do Estado no processo de prevenção e coibição desta prática. No seguimento do estudo foi objetivado analisar a ainda existente objetificação do menor no seio familiar, bem como, apresentar a atuação do Estado através das instituições destinadas a identificar, conscientizar e coibir tais práticas de alienação parental. Utilizou-se o método dedutivo, sendo a natureza da pesquisa de forma exploratória e descritiva. O presente estudo, então, culmina em constatar os efeitos da lei quando aplicados no caso concreto, sendo a união do julgador e da equipe técnica pericial de suma importância para verificação e ruptura de tais atos, salvaguardando a dignidade da criança e seus direitos de pleno desenvolvimento e gozo do ambiente familiar.
Descrição: DIAS, O. da G. O papel do estado na prevenção e coibição da alienação parental. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21788
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga da Gama Dias.pdfPDF - Olga da Gama Dias1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.