Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21793
Título: A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia
Autor(es): Bernardino, Josenildo Pereira
Palavras-chave: Geografia
Indisciplina
Estágio de observação
Data do documento: 30-Out-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o Estágio Supervisionado e os desafios que o professor enfrenta na atualidade, destacando dentre estes a indisciplina no contexto educacional. Para alcançar tal objetivo, a reflexão citada parte da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado I (Observação), ofertado pelo curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba/Campus III, realizado na Escola “Anita de Melo Barbosa Lima”, no município de Belém-PB em uma turma do 7° ano do ensino fundamental II. A partir da vivência do Estágio Supervisionado pautada na observação participante, este trabalho se apoia na metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica, que permite dá ao sujeito a possibilidade de recitar por meios das narrativas que produz sobre si, experiências pelas quais passou diante de um fato acontecido. Desta forma as narrativas proporcionam ao pesquisador a possibilidade de exposição dos sentidos atribuídos pelo narrador à experiência. A partir da experiência supracitada foi possível compreender que o processo de formação docente ainda se mostra complexo, por outro lado o Estágio Supervisionado de observação proporciona fortalecimento e crescimento como pessoa e profissional em formação, contribuindo de forma fundamental na busca de aprimorar a prática pedagógica para lidar com alunos indisciplinados enquanto professor de Geografia.
Descrição: BERNARDINO, J. P. A indisciplina na sala de aula: uma narrativa a partir do estágio supervisionado em Geografia. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21793
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Pereira Bernardino.pdfPDF - Josenildo Pereira Bernardino678.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.