Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21802
Título: A arte de partejar: "Mães de umbigo" e "Madrinha Maria Freire"
Autor(es): Santos, Rodrigo de Sousa
Palavras-chave: Parteiras
Arte médica
Parturição
Conhecimento
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: O trabalho a seguir busca o momento em que a arte de partejar, como conhecimento empírico utilizado por várias parteiras e com o passar dos séculos se tornou responsabilidade médica, afastando essas mulheres do partejar. As parteiras na atualidade não são mais encontradas com a “facilidade” que eram encontradas em diversas localidades do país. Essas mulheres que são mães, donas de casa, agricultoras, esposas e parteiras, que ainda podem ser encontradas em pequena quantidade, em poucas cidades e, em sua maioria, estão em idade avançada, sofrendo com as fortes penas do tempo no aspecto físico, mental e do esquecimento social. A história da parturição é um tema ainda pouco estudado na área da história, mas ainda é possível encontramos artigos, livros, matérias jornalísticas e documentários. Seguindo essa metodologia qualitativa, entramos o mundo do parto como conhecimento empírico e que foi transformado em conhecimento cientifico, anexado à medicina e sendo levada ao conhecimento obstétrico de uso dos médicos. Analisando a violência obstétrica que é praticada por muito profissionais.
Descrição: SANTOS, R. de S. A arte de partejar: "Mães de umbigo" e "Madrinha Maria Freire". 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21802
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo de Sousa Santos.pdfPDF - Rodrigo de Sousa Santos855.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.