Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21803
Título: Escravidão contemporânea: uma análise das relações de trabalho doméstico
Autor(es): Aluquerque, Dielly Medeiros
Palavras-chave: Trabalho doméstico
Direito do trabalho
Escravidão
Escravidão contemporânea
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: A partir das raízes históricas brasileiras suas influências nas relações de trabalho, discorrendo sobre as características do trabalho escravo que persistem nas relações trabalhistas da atualidade com enfoque no trabalho doméstico, que surge no território nacional por meio da escravidão. A violação da dignidade da pessoa humana e de outros direitos incidentes nessas relações de trabalho. Os movimentos abolicionistas até a efetiva abolição da escravidão por meio da promulgação da Lei Áurea. Neste sentido, tratou-se da incidência da escravidão, da exploração a atividade laboral ante ao conceito da Escravidão Contemporânea. A condição análoga a de escravo prevista no Código Penal sendo feita uma análise da efetividade do ordenamento jurídico. Por fim, analisamos as relações de trabalho doméstico, bem como o perfil das empregadas ante ao conceito de trabalho escravo contemporâneo, a quantidade de mulheres que exercem sua atividade laboral em condições degradantes e os casos de trabalho infantil doméstico, o estudo se baseou em pesquisa documental que culminou na constatação da ineficácia do ordenamento jurídico pátrio apesar de diversas tentativas de inibição da exploração do trabalho ante a cultura brasileira.
Descrição: ALBUQUERQUE, D. M. Escravidão contemporânea: uma análise das relações de trabalho doméstico . 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21803
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dielly Medeiros Aluquerque.pdfPDF - Dielly Medeiros Aluquerque484.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.