Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21805
Título: Atuação e visibilidade do papel do arquivista: um estudo de caso
Autor(es): Silva, Maurina Pinheiro da
Palavras-chave: Arquivista
Arquivos
Visibilidade profissional do arquivista
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Com o advento da era da informação e os avanços tecnológicos dela decorrentes, constata-se uma imensurável produção de documentos que precisam ser armazenados. Deste modo, para gestão e difusão dessa massa documental crescente, os arquivos públicos, e consequentemente, as Instituições Públicas de Ensino Superior, que são detentoras de toda uma história e fontes de pesquisa para gerações vindouras, necessitam de profissionais que detenham habilidades para gerir com responsabilidade todo conteúdo informacional de forma segura e eficaz. Neste cenário, encontra-se o Arquivista com competências para executar a gestão de documentos no arquivo em qualquer que seja o seu ciclo vital ou suporte. Não obstante, apesar dos avanços da Arquivística enquanto ciência e profissão e da relevância de suas práticas nas instituições públicas de ensino superior, conhecer qual a visibilidade do setor de arquivos e do papel e atuação do Arquivista nesse contexto é essencial para a valorização do seu trabalho. Com base nessas considerações, a presente pesquisa objetivou conhecer, a partir da percepção dos próprios arquivistas, a atuação e visibilidade do papel desse profissional em uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada no estado da Paraíba- PB. Foi formulada a seguinte questão de pesquisa: Como os arquivistas, participantes do projeto de implantação de um Arquivo central, percebem a importância e visibilidade de sua atuação na instituição pública de ensino superior? Para tanto, foi realizado um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, cuja pesquisa teve como lócus o setor para implantação do Arquivo Central da Instituição e contou com a participação de dois Arquivistas. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário sociodemográfico e a Técnica de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas através da Técnica de Análise Temática de Conteúdo. Os resultados permitiram apreender informações referentes ao objeto de pesquisa a partir de quatro categorias temáticas relacionadas à Dinâmica e características do trabalho do arquivista na Instituição pública de ensino superior; às mudanças e desafios enfrentados no processo de implantação do projeto do Arquivo Central e Percepção sobre a visibilidade da atuação do arquivista e do setor de arquivo. Emergiu também nos discursos dos entrevistados conteúdos referentes à Crítica e contribuições à formação do arquivista. Espera-se que a partir do conhecimento da experiência do projeto de implantação do setor pesquisado, os resultados desta pesquisa despertem reflexões e posturas críticas sobre os saberes e fazeres do arquivista e sobre a importância de sua formação e da visibilidade de suas ações.
Descrição: SILVA, M. P. da. Atuação e visibilidade do papel do arquivista: um estudo de caso. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21805
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurina Pinheiro da Silva.pdfMaurina Pinheiro da Silva920.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.