Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21808
Título: Indústria musical e diplomacia cultural no século XXI
Autor(es): Rosa, Bárbara Gomes da
Palavras-chave: Música
Relações Internacionais
Diplomacia cultural
Indústria musical
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o uso da indústria fonográfica (ou mais popularmente, indústria musical) como um meio de expansão cultural e diplomacia, especialmente durante o século XXI, no qual com o advento da internet, tornou-se possível uma troca de informações e influência muito mais rápida e eficaz. Perpassando tópicos como globalização e novos padrões de consumo, a finalidade do presente artigo é analisar, sob o viés construtivista, como a diplomacia cultural se utiliza da música e das novas tecnologias como mecanismos de difusão cultural do Estado que representam. A pesquisa em questão apresenta método dedutivo, pois parte de uma análise do uso da indústria musical como instrumento das Relações Internacionais, para transpassar a análise construtivista e depois trazer observações práticas por meio da diplomacia cultural. A mesma tem caráter qualitativo, visto que perpassa elementos subjetivos tal identidade, valores, contructos sociais, etc. Os procedimentos técnicos adotados foram: bibliográfico e documental, revisando literaturas sobre os temas em questão. O artigo está estruturado em duas seções: a primeira está focada na música, sua interação com as relações internacionais e com a indústria cultural; a segunda aborda o viés construtivista de análise de um mundo globalizado, bem como a maneira como a diplomacia cultural instrumentaliza a internet, a música e seus representantes, objetivando a promoção de seus valores e identidade nacional.
Descrição: ROSA, B. G. da. Indústria musical e diplomacia cultural no século XXI. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21808
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Gomes da Rosa.pdfBárbara Gomes da Rosa717.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.