Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21819
Título: A representação literária da condição feminina no conto: "A imitação da rosa" de Clarice Lispector
Autor(es): Santos, Sabrina Thayse Andrade dos
Palavras-chave: Representação literária
Condição feminina
Conto
Data do documento: 17-Mar-2020
Resumo: O Presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da condição feminina no conto: “A imitação da Rosa”, um dos treze contos do livro “Laços de Família” de Clarice Lispector, publicado em 1960. Pretende-se analisar como a personagem principal, Laura, uma dona de casa comum enfrenta diariamente um conflito interior tendo de escolher manter-se obediente e submissa ao marido ou revelar seus verdadeiros desejos que foram reprimidos durante toda sua vida. Por sentir-se constantemente pressionada, Laura acaba desenvolvendo ansiedade, sendo internada em um hospital psiquiátrico, pois, segundo os amigos e familiares, Laura havia desenvolvido inquietações não adequadas para uma mulher de sua época. A referida personagem começa a questionar-se de que precisava de liberdade, descobrindo novos horizontes, pois a rotina pacata já não estava mais satisfazendo-a. Ideias como essas eram consideradas ousadas e inaceitáveis pela sociedade da época que entendia que Laura estava fugindo do seu percurso natural do ser feminino, casar-se e ser mãe deveriam ser as necessidades primordiais de uma mulher. Para embasar teoricamente o trabalho, utilizamos os estudos de Maluf & Mott (1998), Koss (2000), Engel (2004) e Gotlib (2006) dentre outros.
Descrição: SANTOS, S. T. A. dos. A representação literária da condição feminina no conto: "A imitação da rosa" de Clarice Lispector. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21819
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Thayse Andrade dos Santos.pdf660.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.