Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21820
Título: Desigualdade social em Becos da Memória de Conceição Evaristo
Autor(es): Santos, Fernanda Garcia dos
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Desigualdade social
Favela
Data do documento: 17-Mar-2020
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a obra Becos da Memória de Conceição Evaristo, uma escritora negra e mineira, com recorte na desigualdade social na relação com o racismo a partir das histórias contadas no romance. O interesse pela pesquisa parte inicialmente do impacto causado pela leitura do romance Becos da Memória, obra premiada da literatura negra e traz, como objetivo, indagar como são ocupados os espaços por pessoas negras na sociedade brasileira, ressaltando fatos ocorridos nas vidas das personagens citadas pela autora. À vista disso, a desigualdade social e o racismo trazem sofrimento e humilhação, porém o negro brasileiro com sua admirável vontade de superação faz com que ele enxergue o mundo com resistência, renovando a esperança que parecia está morta. Partindo do pressuposto de análises, intervenções sociais, o processo de exclusão/inclusão e desigualdade, usamos como principal base teórica os autores: Santos (2006), Sawaia (2001) e Risério (2007) que foram fundamentais para o desenvolvimento desse trabalho.
Descrição: SANTOS, F. G. dos. Desigualdade social em becos da memória de Conceição Evaristo. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21820
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fenanda Garcia dos Santos.pdf582.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.