Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21821
Título: Reflexão em torno do trabalho com a literatura no ensino fundamental: diagnosticando o ensino da poesia na Escola Maria Dulce dos Santos - São Bento - Paraíba
Autor(es): Garcia, Iara dos Santos
Palavras-chave: Literatura
Ensino Fundamental
Poesia
Sala de aula
Data do documento: 17-Mar-2020
Resumo: O presente artigo objetiva refletir o trabalho com o texto literário em sala de aula no Ensino Fundamental, mais especificamente com o gênero poesia. Para tanto, buscamos fazer um diagnóstico com uma turma do 6º ano desse nível de ensino, a partir da aplicação de um questionário com a professora da turma e os alunos que a compõem. Os resultados alcançados com a aplicação desse instrumento de pesquisa qualitativa a estes sujeitos são discutidos neste estudo, que, do ponto de vista metodológico recorre num primeiro momento a estudos que discutem o ensino de Literatura e sua função social, dentre os quais destacamos Pinheiro (2007), Candido (1972), Coutinho (1978) e Cosson (2016). Mas o trabalho não deixa de assumir um caráter qualitativo, pois recorre a instrumentos como o questionário para coletarmos informações acerca do ensino da poesia em sala de aula. Os dados coletados demonstram que mesmo diante das dificuldades enfrentadas no ensino da Literatura, a poesia ainda se faz presente em sala de aula, enriquecendo a formação dos discentes.
Descrição: GARCIA, I. S. Reflexão em torno do trabalho com a literatura no ensino fundamental: diagnosticando o ensino da poesia na Escola Maria Dulce dos Santos - São Bento - Paraíba. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21821
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara dos Santos Garcia.pdf5.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.