Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21826
Título: Atividade de leitura e aprendizagem escolar
Autor(es): Pereira, Raianny Lima
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Aprendizagem escolar
Conhecimento
Data do documento: 17-Mar-2020
Resumo: Conforme aponta Paulo Freire, temos a leitura do mundo e a leitura da palavra, que são processos diferentes de um mero decodificador de palavras, mas são uma forma de entender, simplificar e interpretar o mundo, além de ser fundamental no processo de construção dos conhecimentos escolares, no sentido de desenvolver a escrita e aperfeiçoar nosso vocabulário, favorecendo a comunicação. Então, nosso interesse, neste estudo, é ressaltar a importância da prática da leitura na construção da aprendizagem e como o processo de leitura favorece na interpretação dos textos e produções textuais. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições que o processo de leitura possibilita na construção da aprendizagem. Em outras palavras, seria as implicações pedagógicas do processo de leitura, que devem estar articuladas ao sentido presente no texto e no leitor. Assim, discutimos a importância de como o processo de leitura favorece a construção e interpretação dos textos e a aprendizagem significativa do estudante. Apresentamos na primeira parte do trabalho a relevância da leitura na formação do indivíduo. Na segunda, fundamentamos sobre a aprendizagem escolar e a leitura como parte fundamental neste processo. Na terceira, apresentamos as implicações pedagógicas da prática de leitura para a interpretação e produção textual, e por fim apresentamos um relato de experiência de uma aula de leitura ministrada no âmbito do projeto residência pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico Antunes (2003), Brandão (1994), Freire (1993), Kleiman (1989), Lopes e Silva (2011), Nunes e Silveira (2009), PCN‟S (1997), Pozo (2008), Silva e Almeida (2014), Tavares e Alarcão (2005), Vygotsky (1998), Zabala (2016). Os resultados identificam a leitura como ferramenta que deve desencadear a formação do leitor, favorecendo a aprendizagem do aluno com contribuições significativas na produção textual.
Descrição: PEREIRA, R. L. Atividade de leitura e aprendizagem escolar. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21826
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raianny Lima Pereira.pdf681.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.