Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21835
Título: Aplicação de um método subjetivo de análise da experiência do usuário com a fase de embarque de jogos móveis gratuitos
Autor(es): Santos, Matheus Paulino dos
Palavras-chave: Jogos digitais
Experiência de usuário
Fase de embarque
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: Com o passar dos anos, o mercado dos videogames se tornou o mais lucrativo da indústria de entretenimento. Graças aos adventos dos smartphones e de suas lojas de aplicativos, uma nova categoria de jogos se popularizou. Considerados gratuitos para jogar (F2P), estes jogos não requerem nenhum tipo de investimento financeiro para sua obtenção, logo, os desenvolvedores precisam pensar em diferentes maneiras de gerar rendimento por meio destes jogos. Porém, se o jogo não conseguir prender a atenção do jogador logo nos primeiros minutos, é possível que o usuário o abandone antes mesmo de gerar qualquer tipo de rendimento? Estes minutos iniciais da experiência são conhecidos como fase de embarque. Diante desta problemática, esta pesquisa busca analisar a fase de embarque de diferentes jogos móveis gratuitos, evidenciando os sentimentos que impactam no engajamento do jogador. Para isso, foi realizado um estudo de caso com os jogos Zombie Tsunami, Toy Defense e Dungeon n Pixel Hero. Após a aplicação destes jogos, na fase de embarque, foi realizado um estudo com base na experiência de diferentes usuários, analisando as seguintes métricas: ‘experiências positivas’, ‘experiências negativas’, ‘cansaço’ e ‘retorno para a realidade’. Os resultados mostraram que os três jogos possuem muitos pontos positivos, porém nenhum dos três conseguiu agradar uma quantidade significativa de jogadores, resultando em fases de embarque insatisfatórias. Os dados obtidos na pesquisa podem auxiliar os desenvolvedores de jogos mostrando as áreas da experiência que precisam ser melhoradas.
Descrição: SANTOS, M. P. Aplicação de um método subjetivo de análise da experiência do usuário com a fase de embarque de jogos móveis gratuitos. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21835
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Paulino dos Santos.pdfPDF - Matheus Paulino dos Santos1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.