Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21849
Título: Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas
Autor(es): Gomes, Marcelo Sousa
Palavras-chave: Software educacional
Jogos educativos
Educação especial
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho visou compreender como as novas tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento educacional de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), destacando o uso dos jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se nesta pesquisa a proposta de um software educacional denominado de „Brincar de Aprender no Espaço‟, com o objetivo de oferecer um ambiente de aprendizagem lúdico, composto de objetos de aprendizagem de exercício e prática, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento educativo de alunos com NEE. A metodologia aplicada foi a Pesquisa-ação, na qual o pesquisador atuou diretamente com um grupo de alunos com NEE. Na oportunidade foram trabalhados jogos educativos com esse grupo de alunos a fim de selecionar aqueles que participariam do desenvolvimento do software, além de coletar informações com as pedagogas da instituição que atendia esses alunos. Como resultado observou-se que a aplicação de jogos educativos de computador auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos com NEE e selecionouse aqueles que melhor atenderam os requisitos apresentados pelas pedagogas. Desta forma o software educativo de exercício e prática pode ser desenvolvido, tendo sido avaliado por meio de um questionário aplicado com a equipe pedagógica. Concluiu-se que a utilização de jogos por alunos com NEE contribui significativamente para a aprendizagem dos mesmos. O software desenvolvido „Brincar de Aprender no Espaço‟ foi bem avaliado pela equipe pedagógica.
Descrição: GOMES, M. S. Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21849
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Sousa Gomes.pdfPDF - Marcelo Sousa Gomes1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.