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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Gilmara Teixeira-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:38:21Z-
dc.date.available2013-11-04T18:38:21Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2185-
dc.descriptionCosta, G. T. Alfabetização e escrita: um olhar sobre a prática docente. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização se configura como uma importante etapa na vida escolar da criança. Com o intuito de investigar como está sendo desenvolvido o ensino da escrita na alfabetização, realizamos um estudo de caráter qualitativo que se fundamentou em alguns teóricos que abordam estudos sobre: escrita e o ensino de escrita na alfabetização, dentre eles: Koch e Elias (2011); Garcez (2004); Zozzoli (2002); Cagliari (2001); Bizzoto, Aroeira e Porto (2010); Rojo (1998); Smolka (2008). Este estudo teve como objetivo compreender como se dá a prática docente do ensino de escrita em uma turma de alfabetização e qual a influência da ação docente na formação de alunos escritores. Para realização dessa pesquisa entrevistamos uma professora de uma escola pública, situada na cidade de Barra de São Miguel/PB. Observamos a prática pedagógica do ensino de escrita da docente e analisamos atividades de escrita que foram realizadas em sala de aula. A partir dos dados coletados pudemos constatar que a professora possui um embasamento teórico sobre escrita e alfabetização na concepção pedagógica tradicional, porém comprovamos em campo de pesquisa que a prática docente sobressai a teoria por ela defendida se mostrando uma prática pedagógica pautada no sociointeracionismo que possibilita aos seus alunos uma aprendizagem de escrita dentro de um processo discursivo e dialógico do conhecimento que ocorre a partir das interações sociais e permite ao aluno um alfabetizar-se letrando, ou seja, uma prática que permite ao aluno saber fazer o uso adequado da língua escrita nas práticas sociais. Diante do exposto, reafirmamos a necessidade de oferecer aos professores formações continuadas e complementares que discutam, apresentem e estudem novas teorias pedagógicas que estão sendo discutidas no âmbito atual, proporcionando ao educador vivenciar novas práticas em sua sala de aula a partir dos estudos realizados, para que não ocorra esta distorção entre teoria e prática. Sendo assim, propomos que os professores alfabetizadores participem de formações continuadas e complementares que apresentem novas descobertas sobre o ensino de escrita na alfabetização, apresentando também novas metodologias a serem aplicadas/desenvolvidas/construídas na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleAlfabetização e escrita: um olhar sobre a prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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