Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21867
Título: Abordagem de atividades experimentais investigativas nas aulas de cinética química da Educação Básica
Autor(es): Silva, Welida Tamires Alves da
Palavras-chave: Ensino de Química
Cinética Química
Aprendizagem
Experimentação
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O Ensino de Química ainda está em fase de mudanças no que diz respeito à maneira como é abordada em sala de aula. Trabalhos reportados na literatura científica apontam que grande parte deste ensino está enraizado no modelo de transmissão e recepção de conceitos. Para minimizar problema se faz necessário a inserção de novas formas metodológicas de ensino nos processos educativos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, que favoreça a compreensão dos conceitos científicos vinculado aos fenômenos do seu cotidiano. Neste trabalho de pesquisa, foi aplicado uma intervenção didática com o auxílio da experimentação investigativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de cinética química. Na construção deste, foram necessários pesquisas de referenciais teóricos da área do objeto de estudo, planejamentos dos experimentos e demonstrações durante a execução da intervenção didática. A metodologia se caracteriza como um método de análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 22 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Campina Grande PB, os instrumentos de coleta de dados foram questionários de avaliação da proposta de ensino e atividade com questões na perspectiva do ENEM. Os resultados revelaram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de forma positiva a intervenção didática e sinalizam que houve aprendizagem significativa para o conteúdo de cinética química. Corroborando os resultados da pesquisa, é possível afirmar que maioria dos participantes da pesquisa vê o uso de experimentos nas aulas como um valioso recurso pedagógico na aprendizagem da Química.
Descrição: SILVA, W. T. A. da. Abordagem de atividades experimentais investigativas nas aulas de cinética química da Educação Básica. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21867
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Welida Tamires Alves da Silva.pdfPDF - Welida Tamires Alves da Silva24.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.