Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21873
Título: Relato de caso clínico: Síndrome congênita com características fenotípicas de nanismo acondroplásico e acrania
Autor(es): Sousa, Márcia Regina Rodrigues da Silva
Palavras-chave: Nanismo
Síndrome congênita
Dano encefálico crônico
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Anomalias congênitas ou malformações congênitas são alterações morfológicas e/ou funcionais detectáveis ao nascimento. Dentre as diversas anomalias temos a acrania, onde os ossos achatados do crânio estão parcial ou completamente ausentes desenvolvendo anormalmente os hemisférios cerebrais, e o nanismo acondroplásico, que constitui um conjunto de anomalias congênitas onde o indivíduo é acometido por uma forma mais comum de baixa estatura desproporcional. O objetivo desse estudo foi relatar um caso clínico de um RN com acrania e características fenotípicas de nanismo acondroplásico internado na UTIN do Hospital da FAP. A metodologia utilizada foi a coleta de dados do prontuário médico do RN durante seu período de internação. Dada a raridade do acometimendo de acrania juntamente com o nanismo, foi possível detectar características neurológicas compatíveis com quadro de nanismo acondroplásico e sinais de insuficiência respiratória, porém faz-se necessário mais trabalhos em temas relacionados às malformações congênitas e síndromes, visando descobrir os fatores causadores e predisponentes dessas anomalias.
Descrição: SOUSA, M. R. R. da S. Relato de caso clínico: Síndrome congênita com características fenotípicas de nanismo acondroplásico e acrania. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21873
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Regina Rodrigues da Silva Sousa.pdfPDF - Márcia Regina Rodrigues da Silva Sousa13.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.