Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21882
Título: Análise da estrutura física e mecânica dos equipamentos de academias públicas da cidade de Campina Grande
Autor(es): Silva, Leonardo Fernandes Gomes da
Palavras-chave: Academia pública
Equipamentos
Educação Física
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Introdução: A academia pública surgiu com o objetivo de trazer melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar, principalmente para a terceira idade. No município de Campina Grande - Paraíba, as academias públicas foram criadas em 2012, pela ementa proposta pelo o ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Metuzelá Agra, que objetivou a implementação de 23 academias. Essas academias estão instaladas em bairros diversos da cidade, em praças e parques públicos, alcançando a população do bairro e circunvizinhos. Metodologia: Pesquisa descritiva, amostra composta por dezoito academias populares de Campina Grande-PB, avaliadas por um questionário aplicado pelo pesquisador. Resultados: Apenas uma academia, equivalente a 5,5% do total, possuía cobertura. O cercado foi observado em apenas 6 academias, 33,3% do total de academias analisadas. Os quadros informativos foram encontrados em sete academias, 38,8% do total. Em todas as academias analisadas foi encontrado pelo menos um aparelho danificado e quanto a funcionalidade dos aparelhos em todas as academias foi observado a ausência de recursos que possibilitam os ajustes das máquinas o que torna a execução do exercício ainda mais complicada, predispondo o usuário a lesões. Conclusão: Através dessa pesquisa, pudemos observar o estado de descaso por parte do poder público no que diz respeito à falta de manutenção ou até mesmo reposição de equipamentos, que de uma forma ou de outra acaba atrapalhando a prática da atividade física.
Descrição: SILVA, L. F. G. da. Análise da estrutura física e mecânica dos equipamentos de academias públicas da cidade de Campina Grande. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21882
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Fernandes Gomes da Silva.pdfPDF - Leonardo Fernandes Gomes da Silva8.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.