Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21889
Título: Ácido salicílico e prolina atenuam o déficit hídrico por meio de osmorregulação e redução do estresse oxidativo em Vigna unguiculata (L.) Walp.
Autor(es): Almeida Neto, Venâncio Eloy de
Palavras-chave: Seca
Ácido salicílico
Prolina
Feijão-caupi
Osmorregulação
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Ácido salicílico e prolina são utilizados como atenuadores de déficit hídrico, podendo mitigar os efeitos negativos e deletérios do estresse. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de doses de ácido salicílico e de prolina sobre indicadores de crescimento e da atividade enzimática antioxidante em plantas de Vigna unguiculata (L). Walp, genótipo Paulistão, submetidas ao déficit hídrico. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, constituído de 5 tratamentos: W100 - controle com 100% da reposição hídrica diária; W50 - controle com 50% da reposição hídrica diária; W50 + AS – 50% da reposição hídrica + 4 mM de ácido salicílico; W50 + PRO - 50% da reposição hídrica + 6 mM de prolina; W50 + AS + PRO- 50% da reposição hídrica + 4 mM de AS + 6 mM de PRO, com 5 repetições para cada tratamento. Para tanto, foram realizadas avaliações do status hídrico, indicadores de crescimento e atividade antioxidante em folhas do feijão-caupi sob condições de estresse hídrico. A aplicação dos atenuadores forneceu melhora nos indicadores de status hídrico em plantas submetidas ao déficit hídrico, garantindo um melhor ajustamento nos indicadores de crescimento para os mesmos. A aplicação de prolina exógena tanto de forma isolada como em associação com o ácido salicílico foi suficiente para o aumento na tolerância das plantas de feijoeiro submetidas ao déficit hídrico, devido à ação osmorreguladora pelo acúmulo de osmólitos compatíveis. A prolina e ácido salicílico podem ter atuado como removedores não enzimáticos de espécies reativas de oxigênio, desse modo, reduzindo a atividade das enzimas antioxidantes das plantas de feijão-caupi Paulistão.
Descrição: ALMEIDA NETO, V. E. de. Ácido salicílico e prolina atenuam o déficit hídrico por meio de osmorregulação e redução do estresse oxidativo em Vigna unguiculata (L.) Walp. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21889
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Venâncio Eloy de Almeida Neto.pdfPDF - Venâncio Eloy de Almeida Neto10.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.