Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21897
Título: Importância da ginástica laboral para a sociabilização do trabalhador
Autor(es): Araújo, José Márcio da Silva
Palavras-chave: Sociabilização
Ginástica Laboral
Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: É inquestionável que a revolução industrial trouxe diversas mudanças no ambiente de trabalho e, a partir de então, começaram a surgir as doenças ocupacionais, relacionadas as novas exigências físicas e psicológicas geradas pelo novo modo de produção e uso da mão de obra. A Ginástica Laboral (GL) surge nesse contexto, como forma de minimizar os fatores de risco e fornecer melhor qualidade de vida ao trabalhador. Um programa de GL consiste em exercícios sistematizados, direcionados a grupos musculares específicos, que podem ser realizados antes, durante ou depois da jornada de serviço. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão “Ginástica Laboral e treinamento personalizado”, do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina grande, sob a perspectiva da sociabilização, um dos pilares da GL. O projeto ocorre na Pró-Reitoria de infraestrutura (PROINFA), três vezes por semana, com trabalhadores de uma empresa terceirizada que presta serviços a UEPB. As atividades e os eventos que foram realizados trouxeram inúmeros resultados positivos. Do ponto de vista da sociabilização, permitiu uma melhor convivência e harmonia entre os participantes, fortalecimento das relações interpessoais e formação de novos vínculos entre trabalhadores que sequer se conheciam. Em contrapartida, foi uma rica experiência também para os estagiários, contribuindo significativamente para sua formação enquanto futuros profissionais.
Descrição: ARAÚJO, J. M. da S. Importância da ginástica laboral para a sociabilização do trabalhador. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21897
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Márcio da Silva Araújo.pdfPDF - José Márcio da Silva Araújo9.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.