Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Anne Emanuela Marinho-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:39:39Z-
dc.date.available2013-11-04T18:39:39Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2191-
dc.descriptionBatista, A. E. M. Produção do gênero fábula por alunos do 5º ano do ensino fundamental: o ensino pautado na escrita e na reescrita de texto. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo está focado na descrição da escrita e reescrita do gênero fábula por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Tendo como bases teóricas Marcuschi (2008), Bastos (2001), Ramos (1997), entre outros estudiosos que tratam sobre a relação entre a oralidade e a escrita no cotidiano escolar, o trabalho busca identificar e classificar os problemas mais frequentes nessas escritas, tais como: marcas de oralidade na escrita, coesão e coerência textuais. Para a realização da pesquisa foi aplicada uma sequência didática baseada no modelo de Schneuwly e Dolz (2004). O gênero fábula foi escolhido por ter sido criado nos moldes da oralidade, uma vez que esse gênero era contado através da fala e por ser um gênero de aspecto curto. Além de trabalhar a escrita desses alunos através desse gênero, as fábulas trabalhadas, apresentando temáticas diferentes, buscaram despertar no aluno o senso crítico de forma que pudessem se expressar de maneira concisa e objetiva diante das situações que lhes foram apresentadas. Concluímos, assim, que alguns dos alunos realizaram as produções apenas como forma de cumprimento da atividade, pois durante a apresentação da proposta de reescrita existiu uma resistência por parte dos alunos: alguns trocaram apenas nomes de personagens ou inverteram parágrafos, outros fizeram pequenas adequações. Porém, existiram aqueles alunos que realmente se interessaram e não viram a produção como uma simples atividade e, sim, como o meio de expressar seu ponto de vista em um determinado assunto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paloma Sabata Lopes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectProdução Escritapt_BR
dc.titleProdução do gênero fábula por alunos do 5º ano do ensino fundamental: o ensino pautado na escrita e na reescrita de textopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Emanuela Marinho Batista.pdfAnne Emanuela Marinho Batista1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.