Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21947
Título: Ensino de relações químicas na modalidade EJA a partir do uso de experimentos demonstrativo-investigativos
Autor(es): Freitas, Camila Nunes de
Palavras-chave: Ensino de Química
Experimentação
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: A literatura científica reporta que as atividades experimentais estão sendo inseridos como proposta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos ensinados, buscando tornar as aulas de química mais atrativa e dinâmicas. Pesquisadores defendem que essa abordagem seja trabalhada na modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA), estes defendem que à isenção dessas pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, necessita de um acompanhamento diferenciado no processo de ensino, este tratamento tem o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio dos sujeitos inseridos na EJA. A literatura científica aponta que uma das possíveis soluções é a utilização de recursos didáticos que auxiliem na compreensão dos conceitos científicos ensinados, dentre eles, é destacado a experimentação como uma ferramenta didática que ajuda a minimizar as dificuldades de aprendizagem e facilitar na assimilação dos conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar os conteúdos de reações químicas na educação de jovens e adultos, usando a experimentação alternativa como uma estratégia de ensino no processo de consolidação da aprendizagem dos conceitos científicos de reações químicas. A Metodologia utilizada na construção deste trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisados forma 17 alunos matriculados no ciclo V da modalidade de ensino EJA de uma escola pública do município de Matinhas- PB. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, o primeiro teve o objetivo de avaliar intervenção didática, bem como os recursos pedagógicos adotados pela pesquisadora e o segundo foi de verificar se houve aprendizagem significativa dos sujeitos participantes da pesquisa frente aos conceitos científicos trabalhado durante a execução da intervenção didática. Os resultados mostrados nas Tabelas e Figuras deste trabalho apontam que a proposta de intervenção didática obteve boa aceitação e a inserção da experimentação alternativa contribuiu de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, na escola que a pesquisa foi realizada.
Descrição: FREITAS, C. N. de. Ensino de relações químicas na modalidade EJA a partir do só de experimentos demonstrativo-investigativos. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21947
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Nunes de Freitas.pdfPDF - Camila Nunes de Freitas12.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.