Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21967
Título: Aplicação de ferramentas da gestão de qualidade no laboratório de físico química de uma universidade pública
Autor(es): Ribeiro, Amanda Santos
Palavras-chave: Ferramentas de qualidade
Ciclo PDCA
Gestão da qualidade
Segurança do Trabalho
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: A Gestão da Qualidade é atualmente uma das opções mais utilizadas para a melhoria da qualidade estrutural e funcional de ambientes operacionais, sendo então um diferencial encontrado no mercado e cada vez mais exigido de forma efetiva. Em laboratórios de ensino, embora não exigida de forma legal, pode se tornar uma opção organizacional de grande valia para o público alvo do laboratório. Sendo assim, discute-se nesse trabalho a integração das ferramentas de qualidade no Ciclo PDCA e a sua implantação no Laboratório de Físico-Química da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande. Para desenvolver essa pesquisa foi necessário um amplo estudo literário na área de Gestão da Qualidade, Normas Técnicas e Segurança do Trabalho, de forma a contribuir com a implementação das seguintes ferramentas de qualidade: Fluxograma, Brainstorming, 5W2H e Folha de Verificação, essas que por sua vez, foram utilizadas para melhor desenvolver o Ciclo PDCA. Foi possível dessa forma, observar que o uso das ferramentas facilitou o desenvolvimento do ciclo, deixando-o mais acessível a etapa inicial, que é a fase de planejamento, e contribuindo assim para a melhoria na gestão do Complexo de Laboratórios da universidade. Conclui-se então que a integração das ferramentas no ciclo foi muito útil, encontrando erros e riscos e possibilitando uma visualização fácil entendimento.
Descrição: RIBEIRO, A. S. Aplicação de ferramentas da gestão de qualidade no laboratório de físico química de uma universidade pública. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21967
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Santos Ribeiro.pdfPDF - Amanda Santos Ribeiro7.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.