Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21968
Título: A aplicabilidade da acupuntura na Odontologia
Autor(es): Morais, Yane Marinheiro de
Palavras-chave: Odontologia
Acupuntura
Medicina Tradicional Chinesa
Terapia por acupuntura
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A acupuntura constitui uma prática integrativa e complementare pertencente à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e consiste num conjunto de técnicas terapêuticas que buscam tratar o indivíduo como um todo, através da interação harmoniosa entre homem e natureza, agindo tanto na promoção, manutenção e recuperação da saúde, como na prevenção de doenças ou agravos. Por sua natureza multidisciplinar, a acupuntura foi incorporada também pela Odontologia e reconhecida como habilitação e especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia. Por esta razão, ao longo dos anos, muitas foram as pesquisas que tentaram demonstrar as contribuições da acupuntura na odontologia, seja por meio de suas aplicações técnicas tradicionais, com o uso de agulhas, sementes e outros materiais, ou através de recursos mais modernos, como o laser e a eletroestimulação. Considerando isso, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão da literatura existente acerca do uso da acupuntura na odontologia. Para cumprir com esse objetivo, foi realizado um estudo do tipo descritivo e exploratório a partir do levantamento de artigos catalogados nas bases eletrônicas de dados denominadas Periódicos Capes e Scielo, disponibilizados gratuitamente e publicados entre os anos de 2008 e 2018. A pesquisa utilizou como palavras-chave para a busca dos artigos: “Acupuntura e Odontologia” e “Terapia por Acupuntura e Odontologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados sete artigos que atenderam aos objetivos propostos. Com base na literatura consultada, foi possível evidenciar um interesse ainda incipiente sobre a incorporação da acupuntura na odontologia, mas os estudos levantados foram expressivos e denotaram um empenho proporcionalmente maior em estudar a eficácia desta técnica nos casos de melhora nas disfunções dolorosas temporomandibulares, sendo poucos ainda os estudos que se dedicam a comprovar ou refutar sua eficácia no tratamento de outras disfunções odontológicas. Apesar disso, foi possível concluir, por meio dos estudos, que a acupuntura, apresentou resultados positivos e se mostrou como um eficaz tratamento terapêutico complementar aos tratamentos convencionais odontológicos.
Descrição: MORAIS, Y. M. de. A aplicabilidade da acupuntura na Odontologia. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21968
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yane Marinheiro de Morais.pdfPDF - Yane Marinheiro de Morais13.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.