Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22012
Título: Tecnologias de tratamento de águas residuárias visando reuso agrícola
Autor(es): Brito, André Luiz Muniz
Palavras-chave: Água de reuso
Membrana dinâmica
Ovos de helmintos
Tratamento de esgotos
Data do documento: 23-Nov-2019
Resumo: O tratamento de esgotos provenientes de residências urbanas e rurais para reuso agrícola está se tornando foco, principalmente para regiões com pouca disponibilidade hídrica, como o semiárido brasileiro, assim havendo atenção no desenvolvimento de novas tecnologias para seu tratamento. Porém, em países com baixos índices de saneamento universalizado como o Brasil, ocorre alta incidência de geo-helmintíases, causadas pela disseminação de ovos de helmintos em solos, levantando alerta com a prática de reuso. Buscando viabilizar a prática, o presente trabalho estudou tecnologias voltadas a sanar tal problemática, de forma econômica e eficiente. Foram utilizados tratamentos de esgotos domésticos por Biorreator Anaeróbio de / Membrana Dinâmica (BRAnMD) interna e externa, e esgotos de origem rural por sistema composto de tanque séptico, filtro anaeróbio e lagoa facultativa. As pesquisas envolvendo a tecnologia do BRAnMD são relativamente recentes, assim ainda não havendo definição das condições ótimas de operação. Tendo em vista o reaproveitamento do efluente para atividade agrícola, reaproveitando seus nutrientes e garantindo a qualidade sanitária a níveis que garantam a saúde da população, o objetivo do trabalho foi analisar o percentual de remoção da quantidade de ovos de Helmintos após o tratamento, visando enquadramento dentro do s parâmetros determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os resultados mostram remoções em média acima de 96%, chegando a 99,70%, no caso do reator anaeróbio de membrana interna.
Descrição: BRITO, A. L. M. Tecnologias de tratamento de águas residuárias visando reuso agrícola. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22012
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Luiz Muniz Brito.pdfPDF - André Luiz Muniz Brito1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.