Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22026
Título: Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA
Autor(es): Silva, Marcilanne Flausino da
Palavras-chave: Ensino de Química
Funções nitrogenadas
Temas geradores
Mapas conceituais
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A presente pesquisa tem cunho de caráter exploratório com abordagem qualitativa sobre a contextualização do tema gerador Cosméticos da Beleza com enfoque no movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas aulas de Química do conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas. A mesma buscou verificar a eficácia de uma metodologia para auxiliar no processo de do ensino aprendizado em química. A pesquisa foi realizada em uma turma formada por 35 alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Jose Barbosa, na cidade de Aroeiras – PB. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados dois questionários, um com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes e o segundo com o intuito de avaliar a proposta de ensino pelos alunos. Como instrumento para verificação da aprendizagem dos estudantes foi utilizado como recurso a construção de mapas conceituais. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados foram positivos observando-se avanços no processo de ensino e aprendizagem, pois, 77,14% dos estudantes obtiveram acertos no questionário de verificação da aprendizagem, configurando assim que a proposta didática se mostrou eficiente e motivadora para o ensino aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa.
Descrição: SILVA, M. F. da. Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22026
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcilanne Fausino da Silva.pdfPDF - Marcilanne Fausino da Silva1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.