Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22028
Título: Educação ambiental: Uma proposta para promover água de boa qualidade nas escolas da zona rural
Autor(es): Santos, Maria Marleide Lima
Palavras-chave: Água potável
Qualidade da água
Problemas ambientais
Educação ambiental
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: No Brasil, os recursos hídricos estão divididos de maneira desigual, tendo o semiárido nordestino como a região que mais sofre as consequências da escassez de água potável. Na ausência de abastecimento público regular, mediante a escassez do recurso devido à baixa pluviosidade, a população rural depende totalmente do serviço de carros pipa e muitas vezes se rende ao uso de fontes de água susceptíveis à contaminação, como poços, cacimbas e açudes. Nesse contexto, a escola é um elemento de extrema relevância social pela representação a ela imposta de disseminadora do conhecimento. É nesta perspectiva que o presente trabalho se direcionou, procurando avaliar através dos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos a qualidade da água utilizada para o consumo na Escola municipal da zona rural de Alcantil-PB, localizada no semiárido nordestino. As atividades foram realizadas em etapas: visita a Escola para observações ambientais, coleta de água e aplicação de questionários, socialização dos resultados com a comunidade escolar. Os resultados das análises da água foram comparados aos valores de potabilidade determinados pela legislação brasileira. Para socialização dos resultados, foram desenvolvidas com a comunidade escolar ações em Educação Ambiental, voltadas para o uso racional, noções de preservação dos mananciais e sugestões para armazenamento adequado da água de consumo humano. O envolvimento de alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade, com disposição demonstrada para acatar sugestões deixou antever que as ações educativas contribuíram para a incorporação de hábitos de atenção para com a qualidade da água consumida, fator essencial para promoção de saúde e bem-estar.
Descrição: SANTOS, M. M. L. Educação ambiental: Uma proposta para promover água de boa qualidade nas escolas da zona rural. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22028
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marleide Lima Santos.pdfPDF - Maria Marleide Lima Santos1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.