Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22070
Título: Inclusão digital e tecnologias no Centro de Convivência do Idoso em Campina Grande-PB
Autor(es): Nascimento, Juliana Gabriel do
Palavras-chave: Inclusão social
Letramento digital
Pessoa idosa
Data do documento: 21-Fev-2019
Resumo: O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Centro de Convivência do idoso, localizado no município de Campina Grande-PB, no período de quatro meses, iniciou-se no mês de setembro e finalizamos em dezembro de 2018. Diante do atual cenário de transformações, o objetivo geral desta pesquisa será analisar o Centro de Convivência do Idoso, localizado no município de Campina Grande-PB, a fim de analisar a sua importância quanto à política de atenção ao idoso e o interesse desse público quanto ao aprendizado da informática. Adotamos a pesquisa de cunho qualitativo e exploratória com aplicação de um questionário semiestruturado cujo corpus constou com cerca de 20 pessoas idosas que frequentam regularmente o local. Buscamos aportes teóricos nos estudos de Almeida, (2003); Alves2014); Beauvoir, (1990);Domingos, (2005); Lévy, (1999), dentre outros. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível constatar que, quanto aos aspectos de bem estar e qualidade de vida, a contribuição do Centro de Convivência do idoso de Campina Grande-PB conquistou 98% de aprovação, porém, de acordo com a política de atenção à pessoa idosa, há objetivos que merecem atenção, como a implementação de atividades de inclusão digital.Em conclusão, observa-se a grande necessidade de implantação de um laboratório de informática, a fim de proporcionar um ambiente de aprendizagem favorável ao letramento digital dos idosos, sem o sentimento de exclusão social por não acompanhar os avanços tecnológicos.
Descrição: Nascimento, Juliana Gabriel do. Inclusão digital e tecnologias no Centro de Convivência do Idoso em Campina Grande-PB. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22070
Aparece nas coleções:EAD - Especialização em Tecnologias Digitais na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Gabriel do Nascimento.pdfPDF - Juliana Gabriel do Nascimento733.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.