Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22100
Título: A potencialidade do lúdico rompendo o formalismo no ensino de física
Autor(es): Soares, Renierio Tomaz Feitoza
Palavras-chave: Aprendizagem em física
Ensino de física
Ludicidade
Jogos Lúdicos
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Aprender Física é tão importante quanto qualquer outra disciplina. Os conhecimentos dessa ciência são imprescindíveis na compreensão de muitas de nossas ações, fenomenologia da natureza, compreensão da matéria e as interações com energias, podemos dizer que tende à explicar tudo quanto ocorre ao nosso redor. Diante de uma ciência natural tão preocupado em explicar os fenômenos do dia-dia, nos deparamos com um ensino de Física que, ainda perpassa, pelos moldes totalmente tradicionais, nos motivando a apresentar alternativas e estratégias as quais possibilitem aprendizado com produção de significados nessa área. Desta forma, a ludicidade e o uso de jogos nas aulas de Física são estratégias e metodologias que podem potencializar os atos de aprender e ensinar. Assim, o presente trabalho tem como objetivo averiguar, teoricamente, o emprego dos jogos dito lúdicos no ensino da Física, como uma forma alternativa de agregar a classe alunada às atividades práticas reconfortantes, as quais desafiem, ascendam à criatividade, desenvolvam a autonomia e de que forma contemple a totalidade dos indivíduos envolvidos. Explicita, desta forma, as implicações pedagógicas do uso dessas ferramentas nos atos de aprender em ensinar Física. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de autores que discorrem sobre o lúdico e jogos lúdicos no Ensino de Física, tais como: Winnicott (1995), Almeida (2009), Mauricio(2006),Petry e Santos (2006), Schaeffer (2006), Gomes(2001), Pereira et al. (2009), Brenelli (2001), Vera (2006), Miranda (2001) entre outros. É possível constatar que a ludicidade e os jogos lúdicos são estratégias que potencializam os resultados nas aulas de Físicas, pois permitem que professores e alunos atuem como sujeitos ativos, implicando em aprendizagens efetivas, e sem dúvida, aprendizagem cientifica. Sendo assim, neste estudo, são sugeridos três jogos didáticos, encontrados a partir da pesquisa realizada, para que os professores de Física possam fazer uso em suas práticas pedagógicas.
Descrição: SOARES, R. T. F. A potencialidade do lúdico rompendo o formalismo no ensino de física. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22100
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranierio Tomaz Feitoza Soares.pdfPDF - Ranierio Tomaz Feitoza Soares714.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.