Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22127
Título: Práticas da economia solidária: o estudo de caso da “Padaria Comunitária Bolo das Oliveiras” em Pombal – PB
Autor(es): Lopes, Francisca dos Santos
Palavras-chave: Economia solidária
Empreendimento solidário
Mulheres
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O modelo de produção capitalista que objetiva, sobretudo, a maximização do lucro, tem culminado no aumento significativo das desigualdades sociais, sendo também as mulheres afetadas diretamente por esse sistema. No entanto, observa-se nas últimas décadas o surgimento de novos modelos de produzir e comercializar de modo cooperado, a exemplo da Economia Solidária, que tem permitido a inclusão daqueles que são excluídos pelo capitalismo. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar as práticas da Economia Solidária em empreendimentos econômicos solidários, especificamente da Padaria Comunitária Bolo das Oliveiras, localizada no município de Pombal – PB. Para tanto, adotou-se um estudo qualitativo, descritivo, estudo de campo e estudo de caso onde se investigou um local específico, cujo grupo de sujeitos pesquisados se constituiu de 9 (nove) mulheres. Para a coleta de dados utilizou-se o roteiro de entrevista semiestruturado e para o tratamento destes foi previamente realizada a transcrição das entrevistas, a partir do qual se pode filtrar as informações pertinentes ao estudo. Como resultados do trabalho apurou-se que, o empreendimento constituído em sua totalidade por mulheres baseia seu gerenciamento nos princípios da Economia Solidária, sendo um importante meio de inserção e empoderamento feminino. Este se configura como instrumento de geração de renda e inclusão social de muitas mulheres, bem como impulsiona a economia local, refletida nas melhores condições de vida da população. E ainda, que este recebe apoio de muitas outras organizações, mas enfrenta desafios no seu dia a dia, sobretudo no concernente a introdução dos seus produtos no mercado para serem comercializados.
Descrição: LOPES, F. S. Práticas da economia solidária: o estudo de caso da “Padaria Comunitária Bolo das Oliveiras” em Pombal – PB. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22127
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca dos Santos Lopes.pdfPDF - Francisca dos Santos Lopes1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.