Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22141
Título: A economia solidária no desenvolvimento local: uma avaliação do banco comunitário de desenvolvimento Maringá na cidade de Pombal-PB
Autor(es): Guedes, Manuel Messias Lopes
Palavras-chave: Economia Solidária
Bancos Comunitários
Moedas Sociais
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A economia solidária tem realizado um importante papel no processo de desenvolvimento econômico e social em localidades que enfrentam dificuldades de acesso a políticas públicas de combate a desigualdades sociais, e na geração de trabalho e renda. Desse modo, o presente trabalho monográfico aborda a contextualização histórica e nacional da economia solidária e atuação dos bancos comunitários de desenvolvimento e uso de suas moedas sociais no processo de fomento a economia local, possibilitando assim, o aumento do consumo local e geração de trabalho e renda nas comunidades por eles atendidas. Destacar a economia solidária no desenvolvimento local: abordando o banco comunitário de desenvolvimento Maringá na cidade de Pombal – PB, vislumbrando assim, analisar os impactos das ações do referido banco, no processo de desenvolvimento local no território.Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa do tipo descritiva, envolve a investigação a partir de documentos, cujos dados foram coletados a partir de uma entrevista com a coordenadora do BCDM, e um questionário aplicado com os empresários membros da rede recebera da moeda social. Os dados demonstram que a atuação do banco, através da oferta do microcrédito, bem como, a circulação da moeda social Margarida, tem conseguido fomentar a economia local, e gerando impactos socioeconômicos significativos quanto à redução da pobreza gerando desenvolvimento local. Todavia o empreendimento solidário abordado, ainda é relativamente novo na comunidade, possuindo muitas possibilidades de crescimento, possibilitando assim, o atendimento de forma mais ampla das demandas sociais do território por ele atendido.
Descrição: GUEDES, M. M. L. A economia solidária no desenvolvimento local: uma avaliação do banco comunitário de desenvolvimento maringá na cidade de Pombal-PB. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22141
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuel Messias Lopes Guedes.pdfPDF - Manuel Messias Lopes Guedes831.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.