Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22152
Título: O ensino-aprendizagem de seminário em um curso de extensão universitária
Autor(es): Melo, Wltenize Izolina Ferreira de
Palavras-chave: Curso de Extensão
Ensino Superior
Seminário (Técnicas de apresentação)
Data do documento: 12-Jun-2020
Resumo: A presente pesquisa dedica-se à análise de seminários produzidos por alunos universitários durante um curso de extensão, oferecido nas dependências do CCHE – Campus VI. Objetiva-se com isso: a) identificar os aspectos que dificultam o desempenho de alunos universitários na apresentação de seminário em um curso de extensão; e b) verificar as dificuldades superadas na apresentação final ao término desse curso. O aporte teórico utilizado fundamenta-se na discussão da exposição oral de Dolz, Schneuwly & Haller (2004) enquanto instrumento que possibilita a comunicação e aprendizagem; nos trabalhos de Barros-Mendes (2005), acerca dos elementos linguísticos e prosódicos; na perspectiva de Silva (2013), que defende o seminário como evento comunicativo; e na noção de unidades retóricas por Silva e Silva (2016). Com relação à fonte de dados, caracteriza-se como uma pesquisa documental, haja vista que observa e interpreta documentos orais e escritos. Nesse contexto, a metodologia adotada (descritivo-interpretativa) consiste nos destaques de trechos das exposições orais que correspondem às intenções já mencionadas, transcritos sob as regras do Projeto NURC. Para alcançar os objetivos, traçamos o seguinte percurso: análise retórica do gênero na primeira produção, avaliação e autoavaliação da exposição, intervenção docente e, por fim, análise retórica do gênero na segunda versão. Após a seleção do material, ficaram perceptíveis quais os aspectos problemáticos, a saber: aspectos das fases da exposição oral, aspectos paralinguísticos, cinésicos e proxêmicos e aspectos dos gêneros subsidiários. A análise nos levou a considerar que houve mudanças sutis nas novas versões do evento: a análise retórica do gênero revelou que três (questão-norteadora, projeção das fases e retomada da exposição) das dez estratégias das unidades retóricas foram inseridas; as integrantes de ambos os seminários, também, tomaram posturas mais adequadas e que lhes eram mais confortáveis, como apresentar sentadas uma ao lado da outra, o que permitiu regular a respiração, falar pausadamente e manter a simetria da disposição entre si; bem como deram maior atenção à funcionalidade da apresentação de PowerPoint e planejaram melhor suas falas.
Descrição: MELO, W. I. F. O ensino-aprendizagem de seminário em um curso de extensão universitária. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22152
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wltenize Izolina Ferreira de Melo.pdfPDF - Wltenize Izolina Ferreira de Melo937.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.