Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22174
Título: A responsabilidade penal da pessoa jurídica como política criminal constitucional para o combate à criminalidade econômica
Autor(es): Santos, Maria Luiza Soares dos
Palavras-chave: Direito penal
Direito constitucional
Responsabilidade penal da empresa
Data do documento: 26-Jun-2020
Resumo: A empresa , na sociedade contemporânea, passou a constituir o principal sujeito das relações econômico-financeiras, possuindo a capacidade de influenciar o mercado financeiro e de realizar atos lesivos aos bens jurídicos a ele coligados, por meio da prática dos crimes econômicos. Assim, levando em consideração a relevância da atuação empresarial no contexto atual e a citada capacidade, é que este trabalho tem o objetivo de demonstrar que a regulação da responsabilidade penal da pessoa jurídica (RPPJ), como instrumento de política criminal no combate aos referidos crimes, é admissível no sistema jurídico-constitucional brasileiro, principalmente pelo disposto no artigo 173, parágrafo 5º, da Constituição Federal de 1988. Em seguida, evidenciou-se que outros países, tais como Espanha e Peru, já normatizaram, em seus respectivos ordenamentos jurídicos, a possibilidade de imputar a pessoa jurídica por tais crimes, utilizando de razões fáticas que também são observáveis no Brasil. Ao fim, concluiu-se pela admissibilidade jurídico-constitucional da normatização da RPPJ como política criminal no combate à criminalidade econômica.
Descrição: SANTOS, Maria Luiza Soares dos. A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica como Política Criminal Constitucional para o Combate à Criminalidade Econômica. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22174
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito850.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Maria Luiza Soares dos Santos.pdfPDF - Maria Luiza Soares dos Santos777.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.