Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192
Título: Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática
Autor(es): Morais, Ângela da Silva
Palavras-chave: Ensino de matemática
Logaritmos
Metodologias de ensino
Ensino de Logaritmos
Formação inicial de professores
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Esta pesquisa discute sobre o ensino de Logaritmos e a Função Logarítmica, cuja área apresenta-se como de difícil compreensão em matemática. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se o conteúdo de logaritmos e função logarítmica foi estudado durante o ensino médio e na graduação e como ocorreu a abordagem metodológica usada pelos docentes a partir das percepções dos estudantes do curso de licenciatura em matemática investigados. De modo específico, investigar diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Logaritmos e Funções Logarítmicas, além de identificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação ao conteúdo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com fase teórica e de campo, cuja amostra é composta por quinze (15) discentes do 9º e último período do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Patos-PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por oito (08) questões, sendo cinco (05) objetivas, duas (02) discursivas e uma (01) com conteúdo matemático. Os dados demonstraram que o trabalho com o conteúdo Logaritmos e Funções Logarítmicas ainda é muito realizado com base em metodologias convencionais de ensino. Ainda que os sujeitos da pesquisa nem sempre o estudaram no ensino médio e enfrentam dificuldades para compreensão, sendo evidenciado um nível de aprendizagem muito baixo desses conteúdos mesmo no nível superior. Metodologias contextualizadas, interdisciplinares e abordagem na metodologia ativa de ensino podem apresentar-se como possibilidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem desses conteúdos.
Descrição: MORAIS, A. S. Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ângela da Silva Morais.pdfPDF - Ângela da Silva Morais1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.